sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Sonar 8 - Bus e Send Effects

Aprenda a usar a ferramenta de BUS do Sonar e crie canais de efeitos para não carregar a CPU. Ótima dica!!!

Equalizadores - atuando nas frequências

Equalizador é um aparelho de som empregado para se fazer a equalização paramétrica, isto é, alterar parâmetros que por sua vez alteram a curva de resposta em freqüência em Quilohertz do sinal de áudio. Quanto menor a freqüência em Hertz mais grave será som e, quanto maior a freqüência mais agudo. Um equalizador possui diversas faixas de equalização, isto é, controles de intensidade (amplitude) do sinal para as diversas freqüências que o aparelho comportar. Normalmente os aparelhos possuem 10 faixas (uma faixa para cada oitava) ou 30 faixas (uma para cada terço de oitava). É um ítem muito importante dos aparelhos de som, pois sem ele não se pode corrigir certas falhas da freqüência principalmente referentes aos graves e agudos.




 

 

 

 

 

Freqüências

Num equalizador de 10 faixas temos por canal:
  • Faixa de 16kHz: Agudos super delicados.
  • Faixa de 8 kHz: Agudos comuns.
  • Faixa de 4 kHz: Os agudos estridentes "ardidos".
  • Faixa de 2 kHz: Médios.
  • Faixa de 1 kHz: Médios.
  • Faixa de 500hz: Médio-graves. (Mais "ocos").
  • Faixa de 250Hz: Médio-graves. (Menos "ocos").
  • Faixa de 125Hz: Graves normais.
  • Faixa de 64Hz: Sub graves.
  • Faixa de 32Hz: Extremos sub graves.

Factor Q

A equalização ocorre como um aumento ou diminuição da amplitude de um sinal em uma dada frequência. No entanto, as frequências vizinhas também são aumentadas ou diminuidas em menor intensidade para que não haja uma transição brusca entre o sinal não equalizado e a frequência alterada. À largura da distribuição nas frequências vizinhas é chamado de factor Q, ou factor de qualidade. Amplificadores que possuam tal controle permite que se regule se a alteração será agressiva (Q alto, pouca distribuição nas frequências vizinhas, criando um pico ou vale acentuado na resposta em frequência) ou se será suave (Q baixo, alta distribuição nas frequências vizinhas, cria um pico ou vale diluído na resposta em frequência).


Pré-Amplificadores







AVALON 737

O Avalon VT-737SP apresenta uma combinação de pré-amplificadores valvulados (mic, linha e instrumento), compressores ópticos, equalizador de varredura, nível de saída e VU meter em apenas 2 espaços de rack. Ainda possui hi-pass filter variável e comutador de reversão de fase nos três canais.
O compressor óptico possui total controle dinâmico, desde a compressão mais leve até o limiter, pelos controles de threshold, ratio, attack e release, tudo isso visualizado por um grande meter do tipo VU.
O compressor óptico atua através de 2 válvulas Classe A de triodo. O atenuador passivo possui total controle dinâmico, desde uma leve compressão até o limiter (hard-knee) podem ser alcançados pelos controles treshold, attack e release. Além de tudo, possui um de-ess com 2 mid Eqs de varredura em contato com side-chain. A sessão de EQ pode ser alternada para pré ou pós compressor óptico por uma chave no painel frontal.
Especificações Técnicas:
Circuito: 4 válvulas de triodo duplo (Sovtek 6922).
Nível Máximo de Entrada:
Mic: 26dB@25Hz, + 30dB@1KHz XLR balanceado
Instrumento: +30dB desbalanceado pelo painel frontal
Linha: +36dB XLR balanceado.
Nível Máximo de Saída:
 +30dB balanceado 600 ohms, DC acoplado, discrete Class A.
Tipo de saída e volume:
Conectores XLR, corte de ganho de saída de -45dB a 20dB.
THD, IMD: 0,5%.
Resposta de frequência -/2.5dB: 10Hz 120KHz (input filter incluso).
VU meter e Gain Reduction:
OVU de alta qualidade iluminado =+4dB e gain reduction a-20dB.
HPF: 6dB por oitava entre 30Hz a 140Hz.
Compressor: Atenuador passivo ótico com 2 válvulas incorporadas. Possui Stereo Link.
Treshold Ratio: variável entre -30dB e +20dB.
Taxa de compressão variável entre 1:1 e 20:1.
Attack Release: Attack variável entre 2ms a 200ms, release variável entre 100ms a 5s.
Dimensões: 48,2 x 30,5 x 8,9cm.
Peso Líquido: 10kg.
Outras Marcas
 












Set Up para seu Home Studio

INTERFACE PARA GRAVAÇÃO


 

 

 

 

M-Audio ProFire 2626

Uma interface firewire que possiblita o usuário a utilizar até 26 ins e 26 outs.
Com 8 pré-amplificadores fabricados com a mesma tecnologia do já consagrado M-Audio Octane.
Ela vem com um software que permite você endereçar as entradas e saídas da maneira que você quiser.
Enfim uma concorrente de peso para a Presonus Firepod. Agora vamos aguardar para ver o preço dela.
Algumas características:

- 26 x 26 simultaneous analog/digital I/O
- eight preamps with award-winning Octane technology
- flexible on-board DSP mixer
- up to 24-bit/192kHz for pristine audio
- features critically acclaimed JetPLL jitter elimination technology
- Pro Tools M-Powered compatible








FIRESTUDIO

O FireStudio da PRESONUS é um completo sistema profissional de gravação 26 x 26 24bit/96kHz que combina 8 pré-amplificadores PRESONUS Classe A, 16 canais ópticos padrão ADAT de entradas e saídas, S/PDIF, e entrada e saída MIDI, tudo isso junto com um console de controle, um mixer roteador 36 x 36 x 18 com zero de latência. O FIRESTUDIO também vem com premiados softwares de gravação e produção, instrumentos virtuais, plug-ins, loops de bateria e samples para que você possa iniciar seus trabalhos musicais imediatamente.

Pré-amplificadores PRESONUS:
O FIRESTUDIO possui 8 pré-amplificadores de microfones especialmente desenvolvidos Classe A. Muitos outros fabricantes oferecem interfaces de gravação incluindo pré-amplificadores para microfones. A PRESONUS com profundo conhecimento dos componentes e fontes de áudio para hard drive sabe que é extremamente importante o pré-amplificador, ele é o componente chave do equipamento. O trabalho de um pré-amplificador é aumentar o nível de sinal do microfone para um nível chamado de linha, para então poder ser convertido este sinal de analógico para digital. Este ganho no nível de sinal do microfone chega a ser de uma voltagem até 400 vezes superior a do sinal original. Este estágio de pré-amplificação é o mais importante antes da conversão para digital, por este motivo um pré-amplificador de qualidade é essencial para garantir um bom resultado. Um pré-amplificador qualquer, normalmente encontrado nas interfaces de baixo custo pode gerar ruídos, pouco ganho, e resultados indesejáveis, por este motivo a PRESONUS optou por utilizar um pré-amplificador de Classe A, de alto-headroom, baixo ruído, grandes ranges dinâmicos e de freqüência, e o mais importante, musicalidade e transparência macias, sólidos e profundos graves, tudo isso incluso.

ENTRADAS E SAÍDAS:
O FIRESTUDIO possui entradas e saídas extremamente flexíveis e é um sistema de gravação expansível. Você pode adicionar pré-amplificadores através das duas portas ópticas no painel traseiro. Ou ainda adicionar até duas DIGIMAX FS para um total de 24 pré-amplificadores de microfones ocupando apenas 3 espaços de rack. Além disso, você ainda tem entrada e saída de WORD CLOCK para sincronismo, entrada e saída MIDI e S/PDIF e porta FireWire extra para futuras expansões.